Dieta X Reeducação alimentar


A busca por um corpo perfeito, ideal, belo e escultural, é algo nada recente. Desde a antiguidade o ser humano busca ter um corpo atrativo, de porte forte, robusto, sensual, saudável, etc.
No entanto, recentemente, essa busca por um corpo ideal tem se tornado ainda mais intensa, acompanhada por apelos, produtos milagrosos ou falsas maravilhas. Certo é, o meio mais comumente usado para alcançar esse corpo, é a famosa dieta. Mas será que é o método realmente ideal? É que o você vai descobrir.

Você sabe o que é uma dieta?

Você pode achar que conhece exatamente uma dieta, e pensar que sabe como ela funciona, mas será que é realmente assim?
Bem, a dieta nada mais é do que uma mudança alimentar temporária, que tem a intenção de emagrecer, engordar, manter o corpo, aumentar a massa muscular, ou algo do gênero.
A dieta é algo que limita, ou obriga, a comer certas coisas, costuma ser rígida e passageira. O grande problema da dieta, é que após o período desta você volta a se alimentar como gosta, ou até pior.
Pesquisas neurológicas comprovaram que o cérebro humano tem ainda resquícios da antiguidade, e, por isso, quando você fica sem comer direito ou sofre um emagrecimento muito violento, tende a comer além do necessário, assim que possível, para poder garantir que terá energia suficiente para outra possível falta. Viu o problema?
Assim, por mais que você faça uma dieta maravilhosa, perca muitos quilos, ganhe muita massa muscular ou atinja qualquer outro objetivo, isto é passageiro, pois logo seu corpo voltará à rotina, de forma ainda mais intensa, para compensar caso você torne a fazer a dieta novamente: um ciclo vicioso.

 

Você sabe o que é Educação Alimentar?

Assim que nascemos somos alimentados, dia-a-dia, aprendemos a comer, e nos alimentamos, em geral, de acordo com o que aprendemos a comer durante nossa infância.
Quando você alcançou a sua independência de escolher o que comer, é bem provável que tenha continuado a comer aquilo que aprendeu, aquilo que seus pais (ou quem criou você) lhe ensinaram a comer.
O que você come estrutura tudo aquilo que seu corpo se torna: saudável, doente, fraco, forte, etc. E isso decorre do seu tipo de alimentação.

 

Reeducação Alimentar ou Dieta?

 

Quando se quer atingir um objetivo através da alimentação, é importante que se pense, ou melhor, escolha, uma das vias para atingir o objetivo. Comumente as pessoas escolhem a dieta, por ser mais rápida e ter um resultado mais imediato. Essa escolha é errada! A dieta, como falado ali em cima, só traz resultados temporários, não duradouros, imediatistas. Em contrapartida, a reeducação alimentar pode trazer resultados que duram durante toda a vida, com muito mais saúde e efetividade, além de impor menos sofrimento.

Com iniciar a Reeducação Alimentar

Agora que você entendeu o funcionamento da dieta, os objetivos da dieta, conheceu o que é e como funciona a educação alimentar, assim como descobriu o que é melhor e mais duradouro, é importante que você inicie a parte prática, ou seja, você precisa se reeducar para poder alcançar seus objetivos! Vamos lá?
Em primeiro lugar, você precisa ter consciência de sua alimentação: reparar nos horários que come e do que se alimenta. Depois disso, precisa conhecer os alimentos saudáveis, que devem fazer parte de sua vida diária; precisa entender como suprir a vontade de comer alimentos prejudiciais, comendo coisas saudáveis, que te ajudem a atingir seu objetivo. Então, basta que você altere sua rotina de alimentação, tanto nos horários, quando naquilo que consome. Assim, dentro de pouco tempo terás o resultado muito próximo ao de uma dieta, sem tanto sofrimento e de forma duradoura, fazendo com que você, no final das contas, tenha um resultado superior ao de uma dieta!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *