Compulsão Alimentar: Saiba o que é e como se livrar desse problema

Compulsão alimentar

Se você acha que a geladeira é a sua melhor amiga nas horas difíceis, então é bom ficar atenta, pois você pode estar sofrendo de compulsão alimentar.
Isso mesmo! A compulsão alimentar é um problema de saúde grave, que faz com que as pessoas não consigam ter um controle sobre o que consomem, ou mesmo não conseguem mudar seus hábitos alimentares para perder aqueles quilos a mais tão indesejados e emagrecer com saúde.
Embora seja pouco falado, a compulsão alimentar se configura como um transtorno alimentar bastante comum na sociedade, e o grupo mais afetado são as mulheres na faixa etária dos 30 aos 45 anos de idade.
Se você ficou interessada no assunto, ou mesmo se identificou com o problema e deseja saber mais a respeito para descobrir como eliminar esse transtorno de vez da sua vida, então continue lendo esse post e conheça:
• Principais sintomas da compulsão alimentar;
• Qual a solução para esse transtorno alimentar.
Confira!

Principais sintomas da compulsão alimentar

Os principais sintomas existentes na vida de uma pessoa com compulsão alimentar são:
• Falta de controle sobre a quantidade de alimento consumido;
• Consumir uma quantidade exagerada de alimentos em um curto espaço de tempo;
• Sensação de que a comida é uma forma de conforto para algum problema emocional existente;
• Comer além do necessário para manter o bom funcionamento do organismo
• Se alimentar mesmo quando não se está com fome;
• Não se sentir satisfeito nunca com a quantidade de alimento consumido, mesmo que esta seja maior do que deveria.
Como pode notar, os sintomas da compulsão alimentar, muitas vezes, podem passar despercebidos por parecer uma situação comum do dia a dia.
Mas sempre é bom ficar atento a periodicidade com que eles acontecem, pois um problema como esse pode acarretar no desenvolvimento de problemas ainda maiores como a obesidade, por exemplo.

Como solucionar o problema da compulsão alimentar

Lidar com a compulsão alimentar não é fácil. Mas se você deseja se livrar desse problema e emagrecer de forma saudável para manter o seu corpo em forma, então a primeira dica é:

1. Trace um plano alimentar e tente segui-lo à risca
Geralmente fazer dieta, bem como estabelecer inúmeras tentativas para emagrecer, são fatores que podem levar a compulsão alimentar.
Sendo assim, o melhor que você tem a fazer para evitar que esse problema se instale na sua vida é mudar a forma como você se alimenta, traçando um plano alimentar e seguindo este planejamento à risca.
Procure se alimentar de forma saudável e tente seguir um padrão alimentar diário. Assim você evitar o consumo de alimentos fora do horário estabelecido, diminuindo assim alguns sintomas característicos da compulsão alimentar.
2. Livre-se do Estresse
Um dos fatores que mais gera distúrbios alimentares é o Estresse. A incapacidade de lidar com situações e sentimentos difíceis pode levar uma pessoa a desenvolver compulsão alimentar.
Por isso, a dica é que você se livre de tudo que, de alguma forma, lhe cause estresse no dia a dia. De que forma?
Muito simples! Procure formas que lhe conduzam a uma condição de calma e tranquilidade. Faça Yoga, pare um momento durante o dia para relaxar, enfim, faça o que for necessário para garantir que o seu dia a dia seja o menos estressante possível. Assim as suas chances de ter compulsão alimentar são menores.
3. Peça ajuda a um profissional
Hoje em dia existem vários profissionais que se especializam para lidar especificamente com pessoas que apresenta algum transtorno alimentar que impede o emagrecimento saudável.
Estes profissionais são conhecidos como coach de emagrecimento e nesse caso representam uma excelente solução para resolver o problema da compulsão alimentar
Isso porque o profissional coach de emagrecimento procura trabalhar com uma dinâmica diferenciada e eficaz para encontrar o foco do problema em cada pessoa e assim ter a capacidade de listar as melhores formas para solucionar o transtorno alimentar, levando sempre em consideração os hábitos de vida de cada pessoa.
Portanto, agora que você já sabe quais são os sintomas e como se livrar da compulsão alimentar, não perca tempo e coloque as dicas acima em prática, não só para emagrecer com saúde, mas também para melhorar a sua qualidade de vida!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *