Efeito Sanfona

Emagrecer é o desejo de muitas pessoas! Perder de uma vez aqueles quilos extras e as dobrinhas na barriga se torna um objetivo de vida.

 

Mas para obter sucesso é preciso ter cuidado com as escolhas que se faz para eliminar o peso extra, evitando o temido efeito sanfona!

O que é Efeito Sanfona?

Sabe quando você faz uma dieta muito radical, corta todos os alimentos que você gosta de comer, e fica contando os dias para que essa dieta termine e você possa comer um brigadeiro ou um pedaço enorme de pizza?

Acontece que essas dietas restritivas fazem com que você perca muito peso inicialmente, mas como você contou os dias para voltar a comer todas as besteiras que gostava, e você irá realmente comê-las assim que a dieta acabar, você volta a engordar!

E muitas vezes você recupera muito mais que o peso perdido inicialmente, o que gera uma enorme frustração e um efeito muito negativo para o seu metabolismo e o funcionamento da sua saúde em geral. Esse processo é conhecido como efeito sanfona.

Acontece que além de te fazer engordar, o efeito sanfona é ruim para a sua saúde física e mental, criando no seu corpo uma resistência a uma nova perda de peso, e podendo ocasionar diversas doenças como: hipertensão, doenças coronárias, elevação do colesterol ruim e enfraquecimento do sistema imunológico.

Como Evitar o Efeito Sanfona?

  1. Corra das Dietas Restritivas

Como dito anteriormente, quando fazemos uma dieta extremamente restritiva, é normal que o desejo por comer besteiras aumente, principalmente quando a pessoa deixa de comer todas as bobagens que gostava do dia para a noite.

A alimentação é um hábito e para mudá-la é preciso de paciência, respeito consigo mesma e cuidados!

Comece o processo de mudança alimentar de forma mais lenta em direção aos alimentos saudáveis: deixe de consumir refrigerantes e alimentos industrializados em excesso. Dê entre 1 semana a 15 dias para se acostumar com isso, e procure fazer refeições mais naturais durante esse período.

Nesses dias você estará mudando seu paladar, retirando o excesso de açúcar, sódio e gorduras presentes nesses alimentos prontos.

Essa simples mudança irá refletir positivamente na sua saúde, e você estará pronta para as demais adaptações, de acordo com as suas necessidades e progressos.

Assim, você irá criar hábitos saudáveis, e diminuir o risco de voltar a comer besteiras compulsivamente somente porque está em uma alimentação restritiva e inadequada.

 

  1. Não Tome Medicamentos Para Emagrecer Sem Prescrição

Em alguns casos de obesidade os medicamentos para emagrecer são aliados do processo de perda de peso, ajudando o paciente a eliminar os quilos extras mais rápido tirando-o de riscos de saúde devido ao excesso de peso.

No entanto, só se deve fazer uso de medicamentos para emagrecer com acompanhamento de um médico especialista, e que irá avaliar todo o seu contexto de saúde.

E não se esqueça: emagrecer é uma mudança de hábitos, e mesmo quem usa medicamentos para auxiliar, precisa mudar a forma como se alimenta.

De nada adianta consumir remédios para perder peso e continuar comendo doces e refrigerantes diariamente.

 

  1. Faça Exercícios

Os exercícios físicos são essenciais no processo de emagrecimento, e não estou querendo dizer que você deve dedicar várias horas do seu dia para a academia!

Caso você só tenha disponibilidade de malhar três vezes na semana, tudo bem!

Os treinos irão te ajudar a vencer a ansiedade para perder peso, além de acelerar o processo e dar mais harmonia ao seu corpo, melhorando sua aparência estética e te deixando mais satisfeita.

Perder muitos quilos apenas com a mudança alimentar sem fazer exercícios pode te deixar insatisfeita com sua aparência, porque a perda de peso pode gerar flacidez quando não associada a musculação.

 

  1. Busque Apoio

Se você deseja emagrecer de forma natural e definitiva, a melhor forma de passar por essa experiência é tendo o apoio de profissionais especializados.

O coach para emagrecimento pode ser o que falta para o sucesso da sua perda de peso, contribuindo para que você perca peso de forma natural, a partir da mudança dos hábitos que te impedem de conquistar o corpo que você sempre sonhou.

O processo de coaching para emagrecer te ajuda a perceber o que está impedindo que você conquiste o corpo que sempre desejou, e mude de uma vez por todas os hábitos que são negativos para a sua vida.

Dessa forma, o emagrecimento é definitivo, porque você constrói novos hábitos não só em relação a comida, mas também, sobre como você se enxerga e como isso afeta a sua vida.

Perceber que você mesma está sabotando a sua conquista do corpo dos sonhos pode ser o que falta para que você de fato atinja suas metas.

E justamente nesse processo o coach irá funcionar como alguém que observa externamente as suas atitudes, apontando e ensinando como corrigir as falhas que todas as pessoas naturalmente cometem.

Assim, com todo apoio necessário, você traçará não só uma trajetória de perda de peso, mas de autoconhecimento!

Garantindo que você mude não só as questões estéticas, mas se transforme de uma vez por todas na melhor versão de você mesma.

 

É importante ter consciência que todas as pessoas são capazes de perder peso de forma definitiva e saudável, mas é preciso mudar suas atitudes e suas crenças para atingir o corpo que sempre sonhou.

E passar por esse processo contando com a ajuda de profissionais especializados torna tudo muito mais fácil e menos doloroso.

E se você acredita que não tem como pagar por um coach ou até mesmo a mensalidade da academia, pense se você está de fato priorizando !

Se gostou do post deixe seu comentário ou sua sugestão!