Como Você Sabota seu Emagrecimento?

O emagrecimento é um processo e que para funcionar precisa de mudança de comportamento, o que muitas vezes é extremamente difícil de ser percebido pela pessoa que está acima do peso.

Afinal, temos hábitos e costumes e muitas vezes não percebemos que justamente isso sabota o emagrecimento saudável. Conheça alguns dos sabotadores mais comuns:
1. Frustração pessoal
Muitas vezes ficamos frustrados diante de dificuldades, perdas profissionais, perdas pessoais e obstáculos que são comuns na vida de todas as pessoas.
Acontece que descontar essa frustração em alimentos altamente calóricos se torna um dos sabotadores mais comuns do dia a dia, e é preciso avaliar se aquela sua fome após um dia cansativo e estressante é realmente fome ou vontade de comer determinados alimentos com o intuito de se satisfazer emocionalmente.
2. Dinheiro
Esse é um sabotador bastante clássico, as pessoas alegam que não possuem condições financeiras de pagar um nutricionista, psicólogo ou academia.
Mas se negam a perceber que podem fazer mudanças saudáveis na alimentação por conta própria, eliminando o consumo de fast-food e refrigerantes por exemplo.
Além de que os exercícios podem ser feitos ao ar livre, caminhando pelo próprio bairro para ajudar a sair do sedentarismo.
3. Hábitos Familiares
Almoço de domingo na casa da avó, a pessoa come absolutamente tudo que tem na mesa até não aguentar mais, porque muito mais que uma comida, aquele é um momento de afeto familiar.
E essa relação afetiva com a comida acaba sabotando qualquer plano de reeducação alimentar, nesses casos, é preciso conversar com os familiares e informar que a mudança alimentar é necessária para a sua melhoria de saúde.
4. Comida como Fonte de Prazer
Que comer é prazeroso, quase todas as pessoas concordam. Mas quando a comida se torna a principal fonte de prazer da vida de uma pessoa, a alimentação deixa de ser um processo natural e saudável.
Outras atividades precisam ser inseridas no cotidiano como fonte de prazer, hobbies, exercícios físicos, entre outras opções que proporcionam o bem-estar e não estão associadas a ingestão de nenhum tipo de alimento.
5. Medo da Opinião Alheia
Quando se começa a perder peso, não só a aparência muda, mas também começam a surgir diversas opiniões e questionamentos como: “tá magro demais” “o que você fez para emagrecer?”.
E de repente pessoas que sequer falavam com você passam a te perceber e te questionar ou opinar no seu emagrecimento.
Infelizmente isso é comum e até normal, mas você deve ignorar isto! Tenha sempre em mente que somente quem sabe o melhor para você é você mesmo, e que as opiniões alheias não passam de opiniões e, portanto, não podem interferir na sua vida caso você não queira.
Deixar de fazer algo que você deseja porque as pessoas irão opinar, é dar a elas muito mais poder do que deveria!

Muitos outros são os fatores que podem atuar como sabotadores do seu processo de emagrecimento, até mesmo a imagem que você tem de si mesmo, e a sua crença de que emagrecer é difícil e sofrido, quando na verdade não precisa ser um processo tão ruim.
A dificuldade de emagrecer está justamente na percepção do que de fato está por trás do seu excesso de peso e na necessidade de alterar padrões comportamentais para que o peso seja eliminado.
O coaching para emagrecimento irá te auxiliar justamente a identificar qual dos sabotadores está atrapalhando o seu processo de emagrecimento, e irá te auxiliar a traçar metas para que você possa lidar melhor com essas questões.
A questão com o processo de coaching para emagrecer não é apenas identificar quais os sabotadores podem estar te impedindo de ter os resultados que você deseja, mas te auxiliar a lidar com essas questões de modo que você consiga mudar seus hábitos para melhor.
Assim, você não irá fazer mudanças apenas com relação a sua forma de se alimentar e de se exercitar. Além disso, esse processo irá te ajudar a de fato construir hábitos mais saudáveis e duradouros, porque você muda a sua forma de se enxergar e também muda a sua relação com os alimentos que você consome.
A partir da quebra da relação afetiva com a comida, criando em você a consciência de que a comida nada mais é que uma forma de te manter saudável e disposto, com energia para aproveitar a vida, você irá deixar de dar tamanha importância para a comida.
E por isso, conseguirá romper o ciclo vicioso de comer para sufocar emoções que você não conseguiu resolver.
O processo de emagrecimento com a ajuda de um coach te faz quebrar o ciclo vicioso que te mantem com excesso de peso mesmo que isso te deixe insatisfeito.
A partir dessa mudança você irá ter um emagrecimento realmente eficaz, saudável e duradouro, sem o risco de sofrer com o terrível efeito sanfona, porque você não estará fazendo uma dieta maluca ou extremamente restritiva, mas mudará a sua relação com a comida.
A partir dessa ressignificação do que é ser magro, do que é o alimento e do que realmente são fontes de prazer e satisfação, você não terá mais a necessidade de comer para se sentir emocionalmente satisfeito.
E isso é extremamente libertador, fazendo com que você elimine peso e adquira não só mais estabilidade emocional, como também mais conhecimento sobre si, sobre o que te faz comer compulsivamente, e como lidar com essas emoções que não estão te fazendo bem. Dessa forma, se conquista a perda de peso definitiva e saudável.