O Que é Dieta?

Na busca da boa forma, muito se fala sobre dieta e hábitos alimentares, prática de exercícios físicos e rotina saudável. Mas você sabe o que de fato é uma dieta?

A dieta não está necessariamente ligada ao emagrecimento como muitos de nós pensamos, na realidade uma dieta é uma cota de alimentos líquidos e sólidos que serão ingeridos por uma pessoa ao longo do dia.

Em alguns casos, a dieta pode ser indicada por um médico, como por exemplo em casos de doenças nas quais o paciente precisará restringir o consumo de determinadas substâncias.

Em casos de exames médicas também se faz necessária a alteração da dieta habitual. Mas a dieta não é algo que precisa estar associada a sofrimento!

Muito pelo contrário, quando uma pessoa necessita obter determinados resultados a partir da alimentação, a conduta mais correta é procurar um especialista em nutrição para que as adequações possam ser feitas sem que o paciente necessite fazer grandes mudanças alimentares que acarretem dificuldades ou sofrimento devido a nova alimentação.

Todas as pessoas necessitam de uma dieta equilibrada para a manutenção da saúde, e isso quer dizer que a dieta deve conter:

  • Quantidade de alimentos suficientes para assegurar as necessidades energéticas do indivíduo em questão;
  • Deve ser completa, não excluindo nenhum grupo alimentar sem que o paciente necessite por problemas de saúde;

Existem vários tipos de dietas que podem ser utilizadas de forma saudável para a obtenção de algum resultado específico, entre elas:

  • Dieta Hipercalórica: Esta é uma dieta com aumento da quantidade de calorias, normalmente é a estratégia de quem deseja ganhar massa muscular;
  • Dieta Hiperprotéica: Dieta com aumento da quantidade de proteínas;
  • Dieta Hiperglicídica: Dieta com aumento da quantidade de carboidratos;
  • Dieta Hiperlipídica: Dieta com aumento da quantidade de gorduras;
  • Dieta Hipocalórica: Dieta com redução da quantidade de calorias, essa estratégia normalmente é utilizada por quem deseja perder peso;
  • Dieta Hipolipídica: Dieta com redução da quantidade de gorduras;
  • Dieta Hipoglicídica: Dieta com redução da quantidade de carboidratos;
  • Dieta Hipoproteica: Dieta com redução da quantidade de proteínas.

A dieta é a forma como a pessoa organiza a sua alimentação, e isso não precisa ser fonte de monotonia, tristeza ou insatisfação.

A comida precisa ser fonte de nutrientes para que o corpo funcione da forma adequada, garantindo uma boa condição de saúde e bem-estar.

Já Procurei Nutricionista e Não Consegui Seguir a Dieta

Muitas pessoas procuram a ajuda de um nutricionista para tentar emagrecer ou ganhar massa magra, mas não conseguem se manter consumindo apenas os alimentos prescritos e acabam não atingindo o resultado esperado.

Ao contrário do que se pode imaginar, isso é extremamente comum e normal, e você não deve desistir após a primeira tentativa.

Justamente por isso o nutricionista recomenda que o paciente volte alguns dias após o recebimento de sua prescrição dietética em busca dos ajustes e de uma avaliação do que funcionou ou não.

Assim, o profissional de nutrição poderá auxiliar realizando novas adaptações de modo que o paciente possa apresentar uma evolução a partir da prescrição dietética adequada às necessidades do paciente.

Afinal, o nutricionista prescreve uma rotina alimentar exclusiva e que irá atender as suas necessidades, adequando as refeições nos horários corretos e nas quantidades necessárias para nutrir o seu corpo.

E o coaching pode te auxiliar a passar por essa mudança na alimentação de forma mais saudável e mais tranquila, sem sofrer tanto com as adaptações necessárias para a conquista de uma saúde melhor e do corpo de seus sonhos.

Coaching de Emagrecimento

Se você deseja perder peso de forma saudável, mas se sente frustrada por não conseguir seguir uma dieta ou por não apresentar os resultados esperados, você pode contar com a ajuda de um coach de emagrecimento.

O profissional irá atuar analisando o que pode estar por trás desse seu bloqueio no processo de emagrecimento.

Muitas vezes o seu subconsciente te faz sabotar seu processo de emagrecimento por diversas razões, e esse processo de sabotagem é tão “natural” que você sequer percebe que a culpa de você não conseguir emagrecer não é do nutricionista ou do profissional de educação física.

O que pode estar ocorrendo é que você sequer percebeu que está comendo sem sentir fome, que está com medo de emagrecer e não ficar bonita, que está com receio de perder todo o seu guarda-roupas e não ter dinheiro para comprar peças novas, entre outros fatores que contribuem como obstáculo para o seu emagrecimento.

E devido a esses hábitos de sabotar seu processo de perda de peso sem sequer perceber, você não consegue eliminar o peso que deseja e está cada vez mais frustrada, e culpando os profissionais que te auxiliam de não estarem cumprindo sua função.

O coach irá atuar justamente como esse olhar externo para o que pode estar sabotando o seu processo de perda de peso, e a partir disso poderá traçar novas estratégias para que você consiga mudar seu comportamento e suas crenças com relação a perda de peso, garantindo que o processo será muito mais saudável emocionalmente.

A partir da orientação do coach você conseguirá perder peso com mais facilidade porque irá conseguir trabalhar as questões que sabotavam o seu emagrecimento sem que você percebesse.

Seguindo essas novas estratégias você perceberá que a grande chave para o sucesso da sua perda de peso está na sua mudança de atitude com relação ao seu corpo e sua aparência.

Garantindo que seu emagrecimento seja mais tranquilo e que você consiga vencer todas as barreiras que estavam te impedindo de conquistar o corpo dos seus sonhos.

 

Se gostou do post deixe seu comentário ou sua sugestão!