Emagrecimento Doenças causadas pela obesidade

Um corpo lindo, magro, bem delineado, é o sonho de muita gente. No entanto, nem sempre é só pela beleza que se busca esse corpo tão desejado entre todos.
Atualmente o Brasil possui um alto índice de obesidade infantil e adulta. Com a globalização e a consequente expansão do consumo de alimentos industrializados e gordurosos, a população teve um aumento no índice de obesidade. Juntamente com isso, o número de doenças causadas pela obesidade cresceu enormemente, afinal, todos sabemos, a obesidade constitui um enorme risco para a saúde daquele que sofre com esse problema.
Como se não bastasse, as doenças são tão graves em muitos casos não afetam apenas aquele que é acometido pela doença, mas também seus familiares e, principalmente, seus dependentes.
Com tantas dificuldades geradas pela obesidade, é importante conhecer as principais doenças geradas pela obesidade e quais os sintomas dessas doenças.
Vamos lá?

Principais doenças causadas pela obesidade

Hipertensão – As pessoas obesas são as mais acometidas por esta doença. Devido à alimentação problemática e o acúmulo de propriedades prejudiciais à saúde, é causa de grande parte dos óbitos.
Segundo a OMS, Organização Mundial da Saúde, 1 em cada 3 adultos no mundo, tem pressão alta!
A pressão arterial tende a aumentar com o ganho de peso e a idade. Quem está acima do peso e tem pressão alta, com uma perda de peso em torno de 4 quilos, pode surpreender-se com o retorno da pressão arterial a níveis seguros.

Hipertrofia ventricular – O coração é o grande responsável pela circulação de sangue no corpo; faz isso pulsando o sangue. Quando o indivíduo tem uma estrutura muito grande, o coração precisa bater muito mais para conseguir sustentar o corpo, fato que acaba gerando essa doença que falamos!

Apneia – Muito conhecida e difundida na sociedade, é uma doença que faz com que o indivíduo tenha pequenas (ou nem tão pequenas assim) paradas respiratórias. Devido a gordura acumulada, a respiração é obstruída durante o sono.

Depressão – Devido à pressão social e pressão própria da pessoa, além do medo de muitas doenças, grande parte das pessoas obesas possuem um alto grau de baixo autoestima, o que pode gerar a tão temida depressão.

Diabetes: Não poderia faltar na lista. É uma das doenças mais comuns aos obesos, embora não se manifeste somente me obesos, claro.
A grande diferença está no fato de que a obesidade facilita a resistência à insulina, levando ao desenvolvimento da Diabete tipo 2, muito mais difícil e complicada de ser tratada.

Câncer: Segundo pesquisas, a obesidade aumenta em 50% o risco de incidência de câncer.

Infertilidade: A obesidade pode gerar alterações nos níveis hormonais das mulheres, o que acaba por resultar em uma possível insuficiência ovariana: infertilidade.

Pedras na vesícula biliar: Uma dor muito temida é a dor da famosa “pedra”. A pedra na vesícula biliar também é um baita problema.
É mais comum de acontecer nas mulheres.
O fígado elimina a bile, que fica armazenada na vesícula biliar. A bile é responsável por dissolver gorduras, logo, uma dieta rica em gorduras, aumenta essa produção.

Dor lombar: Devido ao peso excessivo que os obesos necessitam sustentar, a coluna é um dos pontos que mais sofre. A lombar, alvo central dessa dor, pode chegar até mesmo a sofrer uma lesão estrutural.
Além disso, ainda sem adentrar outras doenças, mas somente lembrando, a obesidade pode aumentar o risco de osteoporose, artrite e osteoartrite.

Infecções de pele: Como a obesidade excessiva gera um grande alongamento da pele, esta dobra-se sobre si mesma, gerando infecções nessas dobras.

Úlceras: Segundo o National Institute of Health (NIH), a obesidade pode ser um fator que auxilia no desenvolvimento de úlceras gástricas.

Os perigos não param

É impossível listar todas as doenças que podem ser geradas devido a obesidade, por isso, neste artigo, citamos apenas algumas. Para que tenha uma ampla noção, há cerca de 27 doenças causadas pela obesidade, de todos os tipos.
Sendo assim, para evitar risco para a saúde, leia nosso artigo que trata sobre como emagrecer de forma saudável !

Faça seus comentários, tire suas dúvidas. Terei prazer em responder.
Estes textos são feitos para você, então sugira temas de seu interesse.

contato@patriciaturella.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *