Coaching de emagrecimento e Reeducação alimentar -Trabalho em conjunto

Emagrecer é mais que um sonho, é também uma necessidade saudável. No entanto, não é tão fácil quanto parece. Ao se procurar um profissional desta área, há muitos conflitos que acabam confundindo você que pretende emagrecer.
A gente ouve certas frases e afirmações que não têm nenhum fundamento técnico e científico, é o famoso “disse que me disse”. Alguém fala algo totalmente sem sentido, que não tem a ver com a realidade dos profissionais, e muitas vezes, na inocência, acabam confundindo pessoas realmente interessadas no tema.
Essa confusão atrapalha não somente os profissionais das áreas em questão, mas infelizmente atrapalha a peça mais importante: quem quer realmente emagrecer.
Felizmente, como sei de todo esse conflito comum de ouvir, resolvi sanar essas dúvidas e te ajudar a compreender a função de cada profissional, para que você tenha certeza na hora de buscar os profissionais para te auxiliarem nesta jornada.

Coach de emagrecimento substitui nutricionista?

Muita gente ouve falar que o Coach substitui o nutricionista ou nutrólogo. Até mesmo os próprios nutricionistas ou nutrólogos, em muitos casos, acreditam que o coach de emagrecimento está adentrando o seu mercado, e tomando decisões que seriam exclusivas desses outros profissionais, da nutrição. Mas não é bem assim.
Atualmente, os verdadeiros profissionais conhecem o trabalho do Coach, reconhecendo sua importância e finalidade, e compreendendo que, na verdade, trata-se de um trabalho conjunto, que visa apenas o sucesso do paciente que deseja alcançar o emagrecimento.
Não se fala em competir por mercado. Embora sejam trabalhos efetuados com a mesma pessoa, para que possa levar o indivíduo até a realização de seu desejo, não se trata de competir ou disputar clientes, mas sim de uma ajuda mútua, em que o nutricionista ou nutrólogo cuida da parte biológica do tratamento, enquanto o Coach tem o dever de atuar no viés comportamental.

Qual a função do Coach de Emagrecimento

O profissional do Coach, ao contrário do que se pensa de forma errônea, não irá receitar nenhuma espécie de tratamento nutricional de recomendação exclusiva de nutricionistas ou nutrólogos. O coach de emagrecimento será responsável pelos comportamentos humanos, a identificação dos padrões prejudiciais e as alterações desses padrões, para que o indivíduo possa conseguir o resultado desejado, por intermédio das recomendações nutricionais.
O Coach fará o serviço de trabalhar na mudança de pensamentos, sentimentos e comportamentos, que estão enraizados no indivíduo, impedindo que este atinja seu objetivo. A falta do Coach pode fazer com que o indivíduo não consiga seguir corretamente as recomendações nutricionais ou, após seguir, torne a engordar.

Qual a função do Nutricionista

Diferentemente do Coach de emagrecimento, o nutricionista atua demonstrando os fatores biológicos que levam o indivíduo a engordar. Trata da alimentação e dos Hábitos Alimentares que levam ao acúmulo excessivo de gordura.
Desenvolvendo seu papel, o nutricionista recomendará os componentes para o plano alimentar, incluindo suplementação, nos casos de necessidade, e elaborando a reeducação alimentar adequada.

São necessários os dois profissionais?

 

Como você pôde perceber, os profissionais acima têm tarefas e funções distintas, atuam em planos diferentes e possuem caminhos próprios para auxiliar você a alcançar o objetivo final: o emagrecimento com saúde!
O programa gerenciado pelo Coach de Emagrecimento, tem o papel de estimular, colaborar, compreender, e reestruturar tudo aquilo que pode ajudar o Coachee a atingir sua meta.
No programa Mente e Corpo, por exemplo, a Coach de emagrecimento trabalhará a mente de cada pessoa, atendendo as individualidades que impediram, impedem ou poderiam impedir o Coachee de emagrecer. É um método que busca atender todas as pessoas que têm dificuldades para alcançar suas metas.
É plenamente possível conciliar os trabalhos de nutricionistas e nutrólogos, com o serviço de Coaching de emagrecimento. Na verdade, é aconselhável que o tratamento nutricional seja acompanhado com um bom Coach de emagrecimento!

Faça seus comentários, tire suas dúvidas. Terei prazer em responder.
Estes textos são feitos para você, então sugira temas de seu interesse.

contato@patriciaturella.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *